OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Fóruns dos Assentados e da Juventude foram realizados pela CAAASP simultaneamente.

A integração entre jovens e adultos fez a diferença 

O 14º Fórum dos Assentados e Assentadas do Alto Sertão Paraibano e o 3º Fórum da Juventude, realizados nos dias 10 e 11 de junho, no Centro Pastoral Diocesano em Cajazeiras/PB contou com agricultores e Jovens dos assentamentos da reforma agrária do Alto Sertão da Paraíba. A programação incluiu apresentação sobre o papel do programa Ates, além de oficinas, palestras e discussões.

Os Fóruns aconteceram paralelamente, sendo o da juventude em sua 3ª edição com o tema: “Protagonismo Juvenil na Reforma Agrária”, que reflete sobre a participação dos jovens no processo de desenvolvimento dos assentamentos; e outro voltado para os assentados em sua 14ª edição, com o tema “Organização, Fortalecimento e Sustentabilidade” que debateu sobre a importância da Associação no desenvolvimento social, produtivo e ambiental dos assentamentos, entre outros.

O fórum foi promovido pela equipe da Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano – CAAASP, entidade contratada pelo Incra (SR-18 PB) para prestar assessoria técnica a assentamentos da reforma agrária na região. O evento serviu também para avaliar e planejar ações da equipe nos assentamentos para 2014.

Em seu primeiro dia, a coordenadora de Ates, Perla Alves, explicou para os participantes sobre a politica de Assessoria Técnica Social e Ambiental com o tema: “O papel do Técnico no Processo de Assessoria”, em seguida, houve a apresentação da equipe técnica, plano executivo e apresentação do diagnóstico. Paralelamente, os Jovens fizeram o resgate dos Fóruns anteriores e assistiram ao vídeo sobre protagonismo na juventude.

No período da tarde os assentados discutiram sobre “O papel da Associação no Desenvolvimento dos Projetos” e iniciaram os GT’s (grupos de trabalho), onde os jovens se dividiram em três grupos para participarem das oficinas de Teatro, Ambiental (Artesanato com Sementes) e de Comunicação. A noite incluída na programação cultural houve a apresentação da oficina de teatro e apresentação da quadrilhas do Assentamento Acauã “Pé no Chão. A noite terminou com um forrozinho pé de serra.

No segundo dia, teve a presença da equipe de Desenvolvimento do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Jorge Luis, Hadasso e José Tomé. Os agricultores apresentaram os resultados dos grupos de trabalho e a juventude participou de uma palestra sobre produção agroecológica. Em seguida, ouviram os informes sobre o Plebiscito da Constituinte Exclusiva e sobre Intercâmbio de Juventude na Alemanha. Após o almoço, houve apresentações das oficinas de “Comunicação” e “Artesanato com Sementes”, já com a participação dos assentados. 

Alem das palestras, oficinas e debates foi dado inicio a rede de agentes ambientais e a rede de comunicadores sociais, que visam atrair jovens assentados a participarem de forma mais ativa no dia a dia do assentamento, contribuindo com o meio ambiente e a interação entre os assentamentos.
 
No final do evento CAAASP, INCRA e Assentados fizeram uma reflexão sobre a assessoria prestada pela CAAASP e discutiram os pontos positivos e negativos dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de assessoria técnica e, em seguida, foram divididos em grupos para avaliar os Fóruns.

Os Fóruns realizados pela CAAASP são espaços para discussão e troca de ideias a partir de um ou vários temas propostos. Uma ferramenta utilizada no serviço de ATES como atividade coletiva com a participação dos eixos social, produtivo e ambiental. A CAAASP inoou neste ano, com a realização paralela, a entidade visa integrar jovens e adultos para que essa interação possa contribuir para o bom aproveitamento.

Alguns depoimentos sobre os Fóruns:


Maria Thaíz, Assentamento Morada Nova: “Essa é a primeira vez que participo. Foi muito bom, ficamos informados sobre as politicas públicas e como funciona uma associação, além de conhecer outras pessoas de outros assentamentos. 



Analiana Lourenço, Assentamento Angélica: Foi muito bom, as oficnas estavam chamativas e conhecer outros jovens de outros assentamentos é muito legal. Espero que nos próximos fóruns mais jovens se interessem. 

Francisco Ramalho, Assentamento Acauã: Foi muito proveitoso e a interação com os adultos se deu de forma tranquila. Mas, só em ter participado da oficina de Teatro já valeu a pena. 

José Francisco Filho “ Novinho” - Coordenador do Assentamento Curralinho: Muito bom escutar sobre a importância da associação e vou levar para todos que não estão aqui hoje as informações que recebemos. 

Francivaldo Lopes - Assentamento Bom Jesus em Poço Dantas - Essa é minha 10ª participação e na minha opinião esse foi um dos melhores Fóruns que ja aconteceu, com essa junção dos Fóruns ganhamos as apresentações das oficinas, mostrando que nossos jovens têm um grande potencial. A noite cultural foi muito boa com apresentação das quadrilhas e o forrozinho pé de serra. O jovem passa a tomar consciência de como funciona uma associação e com certeza começará a participar mais das atividades da associação. 

Luana Galino de Lima - Assentamento Frei Dimas – Catolé do Rocha: Achei muito importante, pois não sabia nada sobre associação e as palestras esclareceram algumas duvidas. 

Weliton Dantas - Assentamento Edvaldo Sebastião:  Apesar de ser meu primeiro Fórum, eu gostei muito, principalmente pelo conhecimento que adquirimos.

Fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário