OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

MANDALAS: Estratégias de convivência com o Semi árido






















Entre os anos 2004 e 2005, a CPT (Comissão Pastoral da Terra), em parceria com a Caritas, implantaram no semi árido Nordestino o Projeto Mandala. Essa técnica, utilizada para hortas, economiza água e trabalha com várias diversidades de plantas e faz a utilização de fertilizantes orgânicos.
Um dos assentamentos contemplados com as Mandalas foi o Santo Antônio localizado na cidade de Cajazeiras-PB. Vamos conhecer a história do assentado José Correia de Araújo e seu filho Nilbertson e como atualmente está o projeto.
Nilbertson é técnico agrícola e filho de assentado e testemunha: “Essa Mandala veio logo no inicio da formação do assentamento. O projeto trouxe, além da mandala, um poço artesiano com motor que servia aos beneficiários do projeto, com o tempo o poço secou, o motor pifou e com a estiagem as mandalas deixaram de produzir”.
Para o assentado José Correia, mesmo com a estiagem e a falta de manutenção nos equipamentos que serviam as Mandalas do Assentamento, ele dis “Ainda assim conseguimos produzir alimentos para se alimentar, utilizando outras técnicas de convivêwncia com o semi arido”
As Mandalas são uma referência para a soberania alimentar, além da melhora na qualidade de vidados beneficiários diretos e indiretos, pela produção de alimentos de qualidade e a geração de renda, colaborando no fortalecimento dos laços familiares e comunitários, na valorização e autonomia das mulheres, e ainda reafirmou. “Nesse pequeno pedaço te terra, que é o quintal produtivo, eu, meu pai e minha mãe, conseguimos produzir cebolinha, coentro, alface e frutas como abacaxi, chegamos a produzir até morango. Nessa época conseguimos até mesmo comprar um carro para a família”.

Para se introduzir a Mandala é necessário que se faça a escolha da área a ser cultivada e no centro da área coloca-se um tanque de irrigação, por meio de linhas de drenagem a água escorre para o meio e é recaptada para o centro novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário