OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CAAASP participa de Seminário Preparatório para a 6ª Festa das Sementes da Paixão


O seminário aconteceu no auditório do Instituto Federal de Cajazeiras – IFPB, na última sexta-feira, 02 de Outubro, onde se debateu o processo preparatório para a 6ª edição da Festa Estadual das Sementes da Paixão, organizada desde 2004 pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba).

Esta reunião foi articulada pela Rede de Cultivos Ecológicos do Alto Sertão e contou com a presença de diversas instituições como NAESP, CAAASP, STTR de Aparecida, ASPA, Sintraf de Aparecida, STTR de Pombal, Instituto Frei Beda – IFBDS, IFPB/Sousa, ONG Arara Branca e Comissão Pastoral da Terra – CPT.

O evento teve início com o Professor Hugo Vieira, IFPB, que conduziu a discussão sobre a importância das experiências de cada família guardiã de Sementes da Paixão, apresentando os avanços e a resistência à contaminação genética da biodiversidade local.

A coordenadora de Ates, Núcleo Alto Sertão/CAAASP, Elza Maria, fez um apanhando histórico da luta pelo reconhecimento e a importância das Sementes Crioulas. Em seguida, fez um resgate histórico da atuação da Rede de Sementes do Alto Sertão.

O coordenador de Ates, Núcleo Médio Piranhas/CAAASP, Anchieta Assis, falou sobre o trabalho que vem sendo feito para a preservação das sementes, que é uma prática passada de pais para filhos. “Essa tradição de guardar sementes é antiga, é histórica, quanto mais a gente vai conhecendo novas famílias, mais vamos descobrindo novos tesouros que eles têm como patrimônio genético e que passa de geração pra geração”. Lembrou que a semente carrega um valor histórico, a exemplo do milho, que foi a base da agricultura e da alimentação indígena.
Anchieta também falou da relevância da diversidade do patrimônio genético, ou seja, do manejo de diversas variedades para cada espécie cultivada.

Após a palestra, os participantes se dividiram para escolha dos representantes que farão parte do Encontro de Formação e também da VI Festa das Sementes da Paixão, que tem como objetivo discutir a valorização do plantio de sementes crioulas ao cultivo de sementes convencionais e transgênicas.

Os representantes escolhidos foram: Tamitalia e Vanusia do P.A Jacu, José Feliciano do P.A Frei Damião, Reginaldo e Josefa do P.A Mãe Rainha, Tico do P.A Padre Cleides, Maria Ilza do P.A Angélicas, Luiz Peixoto do P.A Juazeiro, Antônio da Viúva do P.A Acauã, Maria Lúcia do P.A Angélicas II e Maria do Sintraf.

A coordenadora da CAAASP, Josefa Alves Vieira, relatou que a Festa das Sementes da Paixão é mais do que uma data comemorativa, pois é o momento de reafirmação do modelo de agricultura sustentável. O espaço também é estratégico, pois dá visibilidade aos resultados obtidos com as Sementes da Paixão e ainda proporciona um intercâmbio de experiências.

Conquistas como o acesso a políticas públicas, como o PAA Sementes (Programa de Aquisição de Alimentos) e a Lei estadual de sementes, o resgate de novas variedades e a ampliação dos estoques de sementes, foi lembrado durante o debate, que na avaliação dos participantes, foram fortalecidas por processos como o da Festa Estadual das Sementes da Paixão.

De acordo com Antônio Cleides, que é membro do Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Social, o encontro ocorrido em Cajazeiras serviu de preparação para a VI Festa Estadual das Sementes da Paixão. “A festa tem como um de seus principais objetivos valorizar e fortalecer o papel das famílias agricultoras e suas comunidades. Durante as comemorações, agricultores de todo o estado trocam sementes nativas, também chamadas de sementes crioulas e discutem sobre seu plantio e preservação”.

“Sementes da Paixão”

“Sementes da Paixão” foi como ficaram conhecidas na Paraíba as sementes crioulas, cultivadas pelas famílias camponesas e transmitidas há várias gerações, livres de agrotóxicos ou transgênicos e adaptadas a sua região.

VI Festa das Sementes da Paixão
Este ano Festa Estadual das Sementes da Paixão acontecerá no território da Borborema, no Santuário Santa Fé Padre Ibiapina, no município de Arara-PB, de 14 a 16 de Outubro, Semana Mundial da Alimentação.

FOTOS:








Nenhum comentário:

Postar um comentário