OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Assentados e equipe técnica da Ates/CAAASP participa de reunião sobre PDA no Assentamento Frei Dimas





Técnicos de assistência técnica Ates/CAAASP (Central das Associações do Alto Sertão Paraibano) e cerca de 30 famílias do projeto de assentamento Frei Dimas, no município paraibano de Catolé do Rocha(PB), se reuniram na última semana para acertar os últimos detalhes da elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA). O Plano é documento fundamental para orientar a organização do espaço do projeto de assentamento e as atividades produtivas a serem desenvolvidas pelos agricultores no local.

Criado em abril de 2012, o assentamento Frei Dimas conta, desde o início de 2014, com a assistência técnica do Ates/CAAASP contratados pelo INCRA Paraíba, e que agora se dedicam a construir o plano, de forma participativa com os assentados. O PDA deve conter um diagnóstico da realidade local e fazer uma proposta viável para o desenvolvimento do assentamento, visando garantir o acesso irrestrito às políticas públicas do Incra e demais instituições parceiras. Além disso, o PDA relaciona as ações necessárias à recuperação e à preservação do meio ambiente, o programa social e de infraestrutura básica.

Acompanhando as discussões finais do PDA no assentamento, o Engenheiro Agrônomo Anderson Barbosa do Ates/CAAASP disse que a elaboração do plano é o primeiro passo para que as transformações comecem a acontecer. 
"A próxima fase será a demarcação dos lotes e a liberação de crédito para as famílias", explicou.

O objetivo deste trabalho foi compreender junto com as famílias de agricultores pré-assentadas as realidades em que estão inseridas e construir, a partir de suas expectativas, um plano de desenvolvimento legítimo, participativo e ao mesmo tempo sustentável para o projeto de assentamento.


Os técnicos do Ates/CAAASP Anderson Barbosa de Medeiros, engenheiro agrônomo e Manoel Gomes da Silva, Técnico em Agropecuária, acompanharam o engenheiro agrônomo Amissom Santana da Cooptera, empresa responsável pela elaboração do PDA na definição dos lotes da agrovila. Também discutiram com os assentados a situação dos recursos hídricos, além de orientar sobre a questão ambiental, social e produtiva.

Para a presidente da Associação, Luana Galdino, a parti de hoje o sonho de um pedaço de terra começa a se torna realidade e aguarda ansiosa pela divisão dos lotes e o acesso aos programas governamentais.
 "Já me sinto uma assentada da reforma agraria". Luana Galdino

O programa de ATES é um serviço criado pelo INCRA para prestar assessoria técnica, social e ambiental para as famílias assentadas pela reforma agrária, de forma integral e continuada. A CAAASP acompanha outros trinta assentamentos no Alto Sertão Paraibano, com o propósito de assessorar as famílias nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, de modo a melhorar a qualidade de vida das famílias, o aperfeiçoamento nos processos de gestão do lote, produção, beneficiamento e comercialização, além de outras questões como bem estar, saúde, educação, saneamento básico, gênero, juventude, preservação do meio ambiente, etc.





Wendell Oliveira
Assessoria de imprensa Ates/Caaasp
Mais fotos:











x

Nenhum comentário:

Postar um comentário