OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Agrônomo da CAAASP orienta Assentado do P.A. Curralinho a combater o acaro na plantação de coco.


O Assentado Francisco, conhecido por Chico dos Cocos, do Projeto de Assentamento Curralinho, município de Paulista, recebeu na ultima semana a visita do engenheiro agrônomo, do programa ATES, Artur Franco, e do Técnico agrícola Manoel Gomes.  Os técnicos percorreram a plantação de cocos do seu Francisco, onde constataram a infestação do coqueiral por ácaros.

Agrônomo comentou que o coqueiral esta com problema de acaro, agravado pela desnutrição da planta, que é ocasionado pelo uso incorreto da irrigação. Diante do quadro Artur recomendou uma adubação correta, e a limpeza dos coqueiros, onde se deve tirar todas as folhas infestadas e realizar a queima das mesmas, além d e melhorar a irrigação, para que dessa forma os nutrientes possam atingir a planta.

Artur explica que é comum em nossa região a molhamento do plantio e não a irrigação, que exige algumas técnicas como o uso do dreno. A nossa região é muito quente e sem a irrigação correta, acontece apenas o molhamento do solo a água desce e no que evapora ela sobe com sais que ficam na superfície, causando a salinação do solo. 

"Um coqueiro adulto exige 200 litros de água dia, e aqui não estão colocando a quantidade de água necessária, além de não existir os drenos. Observamos que dificilmente existe uma irrigação correta, sendo uma sub irrigação, e se não houver uma irrigação correta não haverá a transferência de nutrientes para a planta pois a água funciona como um condutor de nutrientes, faltando nutriente na planta ela vai enfraquecer e abrir janelas para pragas. A irrigação deve ser feita seguindo regra,s para dessa forma combater as pragas  sem danos ao meio ambiente”.

Artur percebeu outras doenças que estão atacando o coqueiral, “Essas lesões e insetos que vimos aqui, estão associados ao acaro, pois o acaro abre janelas na planta para que outros agentes causadores de doença se instalem na planta, então é  preciso combater o acaro para posteriormente combater os outros, como a mosca branca, requeima na folha e manchas de pestaloze”.


Para se combater as pragas e doenças do coqueiro, inspeções sistemáticas devem ser feitas no viveiro e/ou no plantio definitivo, visando detectar os problemas na fase inicial, antes que adquiram caráter epidêmico, o que certamente facilitará em muito a adoção de medidas de controle mais eficazes e econômicas, frisa o agrônomo Artur Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário