OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Pronaf estiagem mostra viabilidade no PA Edvaldo Sebastião



As verduras produzidas pela família de Valdelice Sousa, de 50 anos, começaram a ganhar as mesas dos cajazeirenses há quase um ano. Foi em fevereiro de 2014 que a Assentada acessou o programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar, Pronaf, na modalidade estiagem, com o objetivo de estruturar o seu lote de produção.

Valdelice é Assentada no Projeto de Assentamento Edvaldo Sebastião, no município de Cajazeiras, distante 450 Km de João Pessoa. Ela afirma que só foi possível acessar os créditos com a atuação da assessoria técnica da CAAASP que elaboraram o projeto junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O projeto de D. Valdelice foi direcionado para a obtenção de uma fonte hídrica e equipamentos para irrigação. Foi perfurado um poço que tem uma vazão de seis mil litros horas e hoje a Assentada produz hortaliças orgânicas que garantem, além da segurança alimentar da família, a permanência de seus filhos, que antes precisavam se deslocar para o Maranhão, trabalhando com vendas a crediário de porta em porta. Vamos ouvir a Assentada Valdelice:

O financiamento foi no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), com carência de (três) 3 anos e bônus de 40% de desconto para quem pagar em dia. Valdelice deseja iniciar o pagamento ainda este ano e assim quitar a divida o quanto antes para acessar novamente os créditos do Pronaf e ampliar o negócio.

A técnica agrícola da CAAASP, Emanuelle Alves, ao analisar sobre o projeto, afirma que está comprovada a viabilidade do mesmo através da boa produção que a horta de dona valdelice vem obtendo. Vamos ouvir Emanuelle:


Nenhum comentário:

Postar um comentário