OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Cajazeiras sedia 2ª Conferencia Territorial de Ater


Após percorrer quase todo o Estado da Paraíba, as Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural chegam agora à região Alto Sertão e Vale do Piranhas, levantando o debate e promovendo o planejamento sobre as questões voltadas à agricultura familiar na Paraíba.

A penúltima Conferencia Territorial aconteceu nesta sexta-feira, 11 de dezembro, no auditório da UFCG/Cajazeiras e contou com a participação das equipes de ATES/CAAASP do Alto Sertão e do Vale do Piranhas, assentados da Reforma Agraria, EMATERs , agricultores e do Delegado do MDA Gonzaga Junior.
As Conferências Territoriais são pré-requisito para a Conferência Estadual, que deverá ser realizada até abril de 2016, e para a Conferência Nacional. Nelas, agricultores, associações e entidades rurais de cada território têm a oportunidade de discutir, junto com representantes do governo do estado, através da secretaria de agricultura, pesca e agricultura e das entidades prestadoras de ATES e ATER, as questões pertinentes à sua região.

As discussões são baseadas em três eixos principais (Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; ATER e políticas públicas para agricultura familiar; formação e construção de conhecimentos na ATER) definidos pelo ministério do desenvolvimento agrário (MDA). As propostas serão levadas em documento oficial de cada região para a conferência estadual.

Na programação está a formação de grupos de trabalho e a eleição dos delegados que irão para a etapa Estadual, que acontecerá em abril de 2016. O delegado do MDA Gonzaga Junior explica que “As conferências Territoriais tem a finalidade de repassar o modelo de desenvolvimento rural sustentável que queremos a parti da produção e distribuição de alimentos. Desta forma tornando a vida do agricultor familiar acessível as políticas públicas, possibilitando a busca de um modo de vida sustentável, produzindo alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos” Gonzaga.

A 2ª CNATER

Com o tema: ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, em parceria com o Governo do estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, está realizando até o dia 11 de dezembro de 2015, as Conferencias Territoriais de ATER na Paraíba. Ao todo serão realizadas 10 conferências que tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores/as familiares do Brasil, visando ampliar a produção de alimentos para todos. A conferência envolve, em todo o processo, representações das diversas instâncias de governo e a sociedade civil.

A etapa nacional, prevista para 30 de maio a 3 de junho de 2016, será precedida de conferências territoriais, municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e temáticas. Os debates da conferência terão como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

A 2ª CNATER é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal sendo um espaço de debate que reafirmar e fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o rural brasileiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário