OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

domingo, 23 de novembro de 2014

Assentados do PA Angélicas I assinam liberação do Pronaf A



A CAAASP - Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) realizaram nesta terça-feira (18), às 10h00min, no PA Angélicas I, município de Aparecida, a solenidade de assinatura de contratos para a liberação dos financiamentos do Pronaf A.     

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na modalidade A atende agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que não contrataram operação de investimento sob a competência do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera) ou que ainda não contrataram o limite de operações ou de valor de crédito de investimento para estruturação no âmbito do Pronaf.

Só este ano, o programa aplicou mais de R$ 700.000,00, beneficiando as famílias PA Angélicas. Nesta primeira etapa do investimento, cada família receberá R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais), com carência de três a cinco anos e os beneficiados tem dez anos para iniciar o pagamento do financiamento com juros 0,5% ao ano. 

O Programa financia projetos, individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais. Também apresenta as menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

O engenheiro agrônomo da CAAAASP, Guilherme Gadelha, explica que o Programa inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura. Após a decisão do que financiar, a família deve procurar a Assistência Técnica ATER/ATES, no caso dos assentados Alto Sertão a CAAASP, onde será solicitado a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito. Neste sentido, o INCRA/PB agilizou a emissão das declarações de aptidões (DAP´s) para que as famílias obtivessem a liberação do financiamento.

O Técnico Agrícola, Paulo Romério, alerta que o agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado 
entre os meses de junho e julho.


O Superintendente do INCRA/PB Cleofas Caju fala sobre a importância do Pronaf para as famílias assentadas:


O engenheiro agrônomo da CAAASP Guilherme Gadelha comenta sobre a liberação dos créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário