OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

CAAASP inicia parcelamentos em Assentamentos do Alto Sertão

O primeiro Assentamento a receber o parcelamento da Agrovila foi o PA Santa Cecilia em Cajazeiras.


O INCRA autorizou a Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano - CAAASP que realize o parcelamento dos lotes de produção e a identificação do local, assim como o parcelamento de agrovilas. Para isso, a entidade está se preparando com aquisição de equipamentos e se capacitando para que possam elaborar os parcelamentos o mais rápido possível.

A equipe da CAAASP esteve no PA Santa Cecília para dar início ao parcelamento da Agrovila. Com o parcelamento pronto os beneficiários ja se credenciam a receber os primeiros créditos que servirão na aquisição de ferramentas e insumos, objetivando o plantio de alimentos e garantindo a segurança alimentar, até que cada família seja encaminhada para sua respectiva área produtiva. 

Para garantir a permanência das famílias na terra, as ações em prol do assentamento seguem um planejamento, feito juntamente com a comunidade. Nesta etapa é feito o parcelamento do imóvel em lotes e são definidas e delimitadas as áreas de residência, que irão formar a Agrovila.

Um dos objetivos é garantir às famílias assentadas o direito de acesso aos créditos do Governo Federal. Com o parcelamento as famílias passam a atender uma das exigências da legislação para emissão das declarações de aptidões (DAPS), necessárias para a concessão de créditos agrícolas.

A Coordenadora da CAAASP, Josefa Alves Vieir, comenta sobre o parcelamento, afirmando que a necessidade dos agricultores de imediato é que esse parcelamento seja feito e, a partir do parcelamento, iniciar os projetos para crédito inicial. “Sabendo da importância do parcelamento para as familias assentadas, a CAAASP abraçou essa causa, sabendo que não é um trabalho fácil, pois demanda tempo e equipamento específico e depende também da aceitação da comunidade, que é quem escolhe o local da agrovila, a área para os lotes produtivos, nós apenas orientamos”.

A técnica Agrícola, Emanuelle Vieira, fala que a partir, do parcelamento da agrovila os assentados terão seu quintal produtivo e, em seguida, podem acessar o crédito inicial e iniciar a elaboração de projetos produtivos que irá garantir a permanência do assentado no assentamento.

Os Assentamentos contemplados são: Santa Cecilia (Cajazeiras), Morada Nova (S.J da Lagoa Tapada) onde além dos lotes produtivos também será feito o parcelamento da Agrovila. Nos Assentamentos: Paxicu (paulista), Frei Beda, Mãe Rainha (Cajazeiras), Padre Cleide (Santa Helena) Santa Mônica (Pombal), Veneza, Angelicas (Aparecida) e Sarapó (S.J Lagoa Tapada), o parcelamento será dos lotes produtivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário