OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

sábado, 5 de julho de 2014

CAAASP prestigia a entrega de Casa Economia Solidária em Pombal

Uma luta antiga das Assentadas do Alto Sertão Paraibano

Maria Ilza recebe das mãos do Governador a chave do caminhão que também foi entregue para economia solidária

A Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano - CAAASP participou neste dia 03 de julho, em Pombal, da inauguração da primeira Casa da Economia Solidária do Estado que irá atender a 15 municípios da região, com a abertura de um espaço para cursos de qualificação e comercialização dos produtos de grupos de mulheres artesãs e agricultoras. A entidade mobilizou as assentadas que já desenvolvem trabalhos de geração de renda dos assentamentos Acauã, Angélicas, Angélicas II (Aparecida) Paissandu (São Domingo) e Jacu (Pombal).

Após a solenidade, que contou com a presença do Governador do Estado ricardo Coutinho, os grupos que já vem participando das discussões da economia solidária na região se reuniram com a Secretária Executiva de Desenvolvimento Humano, Ana Paula Almeida, para elaborar um plano de ação de como se dará o funcionamento da Casa.

De acordo com Ana Paula Almeida, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, investe cerca de R$ 3 milhões na instalação de cinco casas, sendo as cidades escolhidas João Pessoa, Sapé, Monteiro e Pombal, além de um município a ser definido.
 “É um ponto regional, onde estaremos trabalhando com comercialização, formação e assessoria tecnica aos grupos que trabalham cooperativamente. Vamos fazer parcerias com os assentamentos da reforma agrária, grupos de mulheres, catadores de resíduos sólidos, artesãos fortalecendo a ação da economia solidária”, comentou Ana Paula.

Também foi entregue um caminhão baú no valor de R$ 145 mil, para prestar apoio aos usuários da Casa da Economia Solidária, que é coordenada pelo Centro de Apoio a Criança e Adolescente (Cendac).

A presidente do Cendac, Walquíria Alencar, disse que os cursos de qualificação são importantes para as mulheres se qualificarem e terem apoio para comercializarem seus produtos, seja na própria casa ou em feiras de artesanato e produtos agroecológicos.

”Tenho a preocupação que a casa funcione e funcione bem, pois está em nossas mão e esse é o empreendimento dos empreendimentos. Tem que fazer com que esses produtos percorram os caminhos, cheguem até aqui e tenha alguém para atender os clientes. E esse alguém tem que ser preparado para isso, além de uma estratégia de divulgação, seja nas mídias sociais, seja no boca a boca". Maria Elza, representante da CAAASP.


"Primeiro é um sonho realizado, uma luta antiga que está sendo concretizada e vai representar um avanço na economia solidaria e na agricultura familiar, pois sabemos que aqui é nosso espaço, que não é apenas um espaço de comercialização, mas também de divulgação. Maria Ilza Assentamento Angelicas.



Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.












Nenhum comentário:

Postar um comentário