OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

domingo, 13 de julho de 2014

CAAASP participa de oficina para uso do Sistema Informatizado de Ater (Siater)


INCRA capacita prestadoras de Assessoria Técnica na Paraíba


A capacitação sobre Sistema Informatizado de Ater (Siater) aconteceu no Hotel Fazenda Day Camp, em Campina Grande, nos dias 09 e 10 de julho e qualificou servidores do Incra e de 31 técnicos/as de ates das 06 entidades contratadas pelo Incra para prestar assistência técnica à 11.075 famílias assentadas em 236 dos 303 assentamentos da reforma agrária no estado. 

O evento foi promovido pelo Incra/PB e pelo Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), que atua como articulador entre as equipes técnicas e a autarquia, com o objetivo de capacitar tantos os servidores do Incra como os técnicos das empresas no uso do Siater, de modo que eles entendam o funcionamento geral do sistema das entidades contratadas pelo Incra.

Durante dois dias, os técnicos das prestadoras puderam praticar o uso do sistema de forma a sanar todas as dúvidas que surgiram antes da oficina e no decorrer da mesma, com isso o atendimento aos assentados da reforma agrária irá melhorar.

A Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano – CAAASP participou da capacitação através da Coordenadora de Ates Perla Alves e do Técnico em Agropecuária Ricardo. Para a coordenadora, o Siater é um avanço para a politica de Ates, agilizando e otimizando os serviços. “O treinamento do Siater foi um sucesso, pois essas informações vão ajudar e muito, no alcance e gerenciamento das metas previstas no contrato”, ressaltou Perla Alves.

O Siater é um sistema que permite controle mais eficiente das ações em andamento. Apenas no ano passado, cerca 300 mil famílias assentadas foram beneficiadas por serviços de assistência técnica. Entre os trabalhos realizados estão: oficinas de capacitação com assentados, visitas técnicas a grupos familiares, dias de campo, intercâmbios, mutirões, elaboração de projetos, feiras, mapas temáticos e produção de material didático.

Após a oficina, funcionários das empresas contratadas para prestar assessoria técnica estarão habilitados a inserir no “Siater” o relatório de execução das atividades. Os servidores do Incra, por sua vez, aprovam os relatórios e autorizam o início dos procedimentos administrativos para o pagamentos dos serviços prestados.

"A oficina nos capacita melhor para que possamos realizar o trabalho de aprovação dos relatórios de execução das atividades. Isso, certamente, irá agilizar o processo e contribuir para a melhoria dos serviços prestados”, afirma o servidor do Incra Jorge Luiz.


A oficina contemplou teoria e prática sobre o sistema, sendo ministrada por Ricardo Bressan, servidor do Incra, da Coordenação Geral de Infraestrutura em Brasília. O mesmo considera que, a partir da utilização completa do Siater por todas as partes envolvidas, haverá um melhor aproveitamento do serviço de Ates. "A ideia é informatizar toda essa parte de documentação da prestação da assistência técnica. Os técnicos das empresas estão sendo orientados sobre a inserção de dados dos trabalhos de campo e os servidores da autarquia estão recebendo informações sobre como utilizar o sistema para avaliar as informações enviadas pelas empresas", enfatizou.

Segundo Bressan, quando estiver em pleno funcionamento, o Siater, que é interligado ao Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), vai reunir todos os dados relativos à prestação de assistência técnica e diminuir consideravelmente a burocracia e a quantidade de papel utilizado nos processos físicos.

O Siater entrou em funcionamento em 2011 e reúne informações da assistência técnica rural em todo o país. Esta é a primeira capacitação realizada na Paraíba. Em breve, a entrega de documentação relativa à prestação de serviços de Ates se dará apenas via sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário