OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Livro de Mariana Moreira será lançado em Cajazeiras


Mariana Moreira Neto
A jornalista e professora universitária  Mariana Moreira Neto fará o lançamento de seu livro no dia 16 de julho, às 9h e às 19h30, no Auditório Luiz Gualberto de Andrade, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG / Campus Cajazeiras. Na data, também será debatido o mote “O Semiárido no miojo da prosa: reflexões teóricas sobre um espaço”, com mediação de Maria Lucinete Fortunato (Centro de Formação de Professores – UFCG) e debate com a autora, Mariana Moreira Neto (Centro de Formação de Professores – UFCG), Almair Moraes de Sá (Historiador da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha) e Juliano Moreira do Nascimento (Geógrafo do Ação Colégio e Curso).
O livro "Outro Sertão: Fronteiras da Convivência com o Semiárido" é um dos novos lançamentos da editora Massangana. Originalmente uma tese de DOUTORADO em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a obra é resultado do trabalho da pesquisadora Mariana Moreira Neto. Vencedora no Concurso Nelson Chaves de Trabalhos Científicos sobre o Norte e Nordeste do Brasil, da Fundação Joaquim Nabuco, a pesquisa acadêmica passou por processo de edição e foi publicada neste mês de março. 

Mariana Moreira Neto se propôs a fazer um estudo, que envolve campos da Sociologia e da Análise do Discurso, sobre a construção enunciativa do Semiárido enquanto espaço de convivência em lugar de uma perspectiva estritamente depreciativa, que privilegie o combate à seca. A autora se utiliza de Foucault para fazer um estudo da "genealogia da convivência", tema já revisto por teóricos como Josué de Castro e José Américo de Almeida, que indicava que "é preciso pensar na parte árida do Brasil". A pesquisa objetiva compreender como esse discurso vai se institucionalizando, seguida por uma busca de entendimento de várias questões de convivê cia e, para isso, se ateve em estudos de documentos oficiais e da Rede de Articulação do Semiárido Brasileiro (Resab).

A pesquisadora, por meio da Análise de Discurso, problematiza como o enunciado da convivência é capaz de reestruturar modos de compreender e encarar as estiagens, as relações de poder ou até mesmo as formas que o homem encontra de interagir com a natureza.

Mariana Moreira Neto possui graduação em Comunicação Social pela UFPB, especialização em Teoria e Metodologia da História pela UFPB e mestrado e DOUTORADO pela mesma universidade. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande e tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando sobretudo nos temas Nordeste, Relações de Poder e Semiárido.

Fonte: http://www.fundaj.gov.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário