OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CAAASP realiza I Fórum de Mulheres Assentadas do Alto Sertão em Cajazeiras

Com o tema “Somos Todas Margaridas”, mulheres de 31 assentamentos se reunirão para debater sobre o papel da mulher no Assentamento.
A Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano - CAAASP realiza no próximos dias 28 e 29 de outubro, na Casa de Campo  Sítio Caeiras em Cajazeiras, o I Fórum de Mulheres Assentadas do Alto Sertão, com o tema “Somos Todas Margaridas” em referência a Margarida Maria Alves uma das mulheres pioneiras das lutas pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Brasil. Após a sua morte tornou-se um símbolo político, representativo das mulheres trabalhadoras rurais.

O evento busca elevar a autoestima das mulheres assentadas e enfocar a importância do trabalho feminino na renda familiar e no mercado de trabalho. A palavra de ordem será “Empoderamento”, uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social de seus direitos e deveres. Quando posto em prática no contexto feminino traz ainda uma nova concepção de poder, de desafio às relações de dominação e manutenção dos privilégios de gênero, emancipação, dignidade e autonomia da sexualidade e do direito de ir e vir.

Durante todo o mês de outubro os profissionais do eixo produtivo percorreram os 31 assentamentos do Alto Sertão e realizando reuniões de mobilização. Segundo a coordenadora de ATES, Perla Alves, a expectativa é de que 80 mulheres dos diversos assentamentos da região e de entidades parceiras participem do Fórum.
"Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das assentadas, aumentar a renda familiar, enforcar a importância da mulher no núcleo familiar e no mercado de trabalho. Assim, elas serão capazes de gerir suas atividades produtivas e de superar obstáculos, como o machismo", afirmou Maria Elza. Acrescentando que ainda há mulheres que não participam dos fóruns porque os maridos não permitem.
O evento iniciará às 08h00min, com a inscrição e instalação das participantes, em seguida, será servido o café da manhã. Às 09h00min começa a  Mística de Abertura.
No primeiro dia do Fórum haverá exibição de vídeo (    ) e Mesa Redonda, com os temas: Divisão Sexual do Trabalho, Violência Contra a Mulher e Saúde da Mulher, finalizando as atividades do dia com a formação dos grupos de trabalho. À noite haverá apresentação musical com Romanilly Furtado (Voz e Violão), apresentação teatral, mostra fotográfica e o lançamento do livro “Outro Sertão” de Mariana Moreira Neto.
No segundo dia haverá as apresentações dos grupos de trabalhos e a palestra “Organização Produtiva e ECOSOL” pela manhã e a tarde a avaliação do evento com os encaminhamentos.

O fórum tem a finalidade de incentivar a mulher a deixar de ser coadjuvante  e ter um papel mais ativo nas comunidades rurais em que vivem, sendo protagonista de sua história. Para isso serão discutidos assuntos do universo feminino como saúde da mulher, violência doméstica, machismo e empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário