OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

INCRA e IDS realizam seminário sobre Biodiversidade, Sementes e Cultura Camponesa em Campina Grande



O Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizam o Seminário sobre a Biodiversidade Camponesa na Realidade da Reforma Agrária, entre os dias 08 e 10 de outubro de 2014, no município de Campina Grande, na Paraíba. O evento é uma parceira com a Rede Sementes da Articulação de Semiárido (Asa - PB) e vai acontecer a partir das 9h do dia 08 de outubro, no Hotel Fazenda Day Camp, localizado no Sítio Lucas, zona rural campinense.

O Seminário tem por objetivo discutir a importância da Reforma Agrária na implementação e preservação da biodiversidade, a partir da realidade vivenciada pelas famílias que vivem no Campo. É o caso das ações de resistência proporcionadas pelas Sementes da Paixão, que são um conjunto de estratégias adotadas pelas agricultoras e agricultores familiares para uso e conservação de sementes locais, como centenas de variedades de milho, feijão, feijão macassa, fava, mandioca, amendoim, coentro, jerimum, fruteiras e plantas forrageiras. 

“A preservação deste patrimônio genético aumenta a capacidade de convivência com o semiárido e garante a segurança e a soberania alimentar das agricultoras e agricultores familiares”, explica Valdivan Almeida, coordenador do IDS. Para dar continuidade a estas ações de biodiversidade praticadas no campo, durante a programação do Seminário será construída uma metodologia de trabalho, junto às 8 entidades prestadoras de serviços do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental para a Reforma Agrária (Ates) do estado da Paraíba, capaz de formar os educadores (agentes técnicos) comprometidos com a continuidade e preservação da Rede Sementes da Paixão. 

Também será o momento de construir um mapeamento das Sementes da Paixão no estado, de acordo com o que preconiza a normatização do Incra/PB (Nota Técnica ATES/SR/18 Nº 01/2013), daí a importância desse Seminário tanto como um momento de análise da biodiversidade, quanto de propor ações para o futuro. O Seminário envolve a presença de setores dos movimentos sociais do campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Articulação do Semiárido (ASA), do Pólo Sindical da Borborema, além do corpo técnico composto pelas entidades de Ates contratadas pelo Incra, do IDS e do próprio Incra e de estudantes e professores de universidades. 

A mesa de abertura acontece dia 8 às 9h com o tema A biodiversidade camponesa no contexto de hegemonia do Capital do Campo pelo Agronegócio, seguido por discussões sobre agroecologia, a Festa das Sementes da Paixão. O segundo dia do Seminário conta com diálogos em torno da Experiência e Metodologia da Rede Sementes e construção de cronograma para mapeamento dessas iniciativas. Já o terceiro dia, será marcado pela questão da Cultura, a partir das experiências de construção do conhecimento agroecológico pela metodologia Camponês a Camponês”

Assessoria IDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário