OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

No Assentamento Padre Cleides silagem é alternativa para alimentar rebanho durante estiagem


A silagem está sendo a alternativa para garantir a auto suficiência alimentar durante a estiagem no assentamento Padre Domingos Cleides, em Santa Helena, Alto Sertão Paraibano. Os assentados contam com o apoio do Instituto Federal da Paraiba – IFPB de Sousa, através do qual os produtores já iniciaram a formação de pastagem para garantir o alimento do rebanho.


A parceria foi estabelecida em julho de 2014, iniciando com o plantio de aproximadamente 8 hectares de pasto, composto por capim elefante e cana-de-açúcar. Além da tecnologia através das forrageiras, o IFPB orienta e dá todo o suporte necessário para que os assentados possam produzir e armazenar corretamente a silagem. “O IFPB tem dado um suporte grande para nós. Hoje temos ração suficiente para segurar nosso rebanho por mais de 1 ano e estamos chegando as 100 toneladas de silagem”, afirma Zé Caleia.

O agrônomo Guilherme Gadelha, técnico da CAAASP, ressaltou que o sistema

tem obtido ótimo resultado no assentamento. Guilherme vem acompanhando o processo de silagem desde o inicio e a avaliação dos resultados é positiva. Conforme ele, o assentamento conseguiu estocar mais de 100 toneladas de silagem, o suficiente para manter o rebanho do assentamento por mais de um ano.

Os assentados trabalham de forma coletiva em todas as etapas, desde a plantação, onde foi escolhido para o cultivo o capim elefante e cana de açucar e será aproveitado outros tipos de forrageiras para fortalecer a alimentação do gado, até a o trabalho de silagem. O Assentamento Padre Cleides é referência em trabalho coletivo, prova disso é a construção da sede que conta com o apoio total dos assentados.


José Gomes Neto, conhecido como Zé Caléia, é o presidente da Associação dos Assentados do Assentamento Padre Domingos  Cleides e está otimista com o plantio, ele afirma que a silagem será a garantia de que o rebanho não passará por necessidade no periodo de estiagem intensa. Caléia já planeja uma produção maior para aumentar o rebanho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário