OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Em plena estiagem Assentamento Veneza produz feijão

 
Seu Francisco é um assentado da Reforma Agrária no assentamento Veneza município de Aparecida, Alto Sertão paraibano, ele é o exemplo de que é possível conviver com o semiárido. 

Em plena estiagem, o Assentado está produzindo feijão, milho, mandioca, frutas, legumes e hortaliças, além de possuir uma pequena variedade de animais de pequeno porte, como galinhas, bodes e porcos tanto para o consumo como para a comercialização do excedente.

 
Seu Francisco nos fala sobre as dificuldades que é produzir em período de estiagem, e explica o sucesso na produção do ultimo plantio de feijão que foi iniciado nomes de Julho, ele afirma que é uma espécie de feijão ligeiro que o mesmo tem a algum tempo. “Essa semente eu já tenho a algum tempo, ela dá um feijão bonito e graúdo e em pouco tempo. Hoje começo de novembro já colhi mais de mil e duzentos litros de feijão, e ainda falta colher mais mil e duzentos em uma área inferior a um hectare” comemora Seu Francisco.

Segundo ele, em seu lote de moradia ele consegue produzir para se alimentar e ainda vender o excedente, “Produzo quase tudo que preciso para viver, o que sobra vendo para comprar café, açúcar e trigo, roupas e pagar conta de luz”. Além de comercializar o excedente do feijão, ele também tem uma clientela de hortaliças que garante uma renda certa semanalmente.

Recentemente seu Francisco recebeu a visita do Engenheiro Agrônomo Anderson Medeiros, ele estava com problema na germinação do coentro. O agrônomo detectou o problema e sugeriu que o assentado colocasse a semente mais rasa no canteiro e que fizesse uma cobertura menos densa para que os raios solares pudesse chegar ao canteiro, com isso seu Francisco voltou a produzir normalmente.

Mas o maior anseio de Seu Francisco é ver o parcelamento dos lotes de produção, tendo em vista os trabalhos que estão sendo realizados no assentamento pela equipe de cartografia do INCRA em parceria com a CAAASP, que entregaram antes do fim do ano o parcelamento do assentamento. Com isso o assentado poderá acessar seu crédito inicial do PRONAF e instalar um poço artesiano em seu lote de produção,  podendo ampliar sua produção e utilizando tecnologias de convivência com o semiárido para produzir de forma sustentável e ecológica.  
Vamos ouvir o Seu Francisco:

Nenhum comentário:

Postar um comentário