OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Assentadas do P.A. Paissandu participaram da Oficina de Gestão




No ultimo dia 30 a equipe Técnica, composta pela Engenheira Florestal, Perla Alves e o Téc. Agrícola Romério Cartaxo visitaram a Unidade Demosntrativa de Artesanato do Assentamento Paissandu para iniciar a Oficina de Gestão que pretende reanimar as mulheres no sentido de se unirem em busca de maior produção, atentando ao talento que cada uma possui e com a troca de experiências.

A Oficina objetiva salientar as mulheres do assentamento a importância da valorização do trabalho organizado e planejado coletivamente.  O curso será composto por três módulos elaborados com foco no eixo produtivo e visando a reorganização das mulheres e o desenvolvimento da Unidade do PA Paissandu. 

Segundo a Engenheira Florestal, Perla Alves a visão do trabalho na maioria das vezes é colocada de forma negativa, onde o local de trabalho é visto como um ambiente desconfortável e de difícil convivência entre as pessoas pelas restrições impostas pelos participantes ou pela especificidade do trabalho coletivo, devido à rotina estabelecida ou pelo esforço físico ou mental exigido. “Considerando que as assentadas necessitam permanecer grande parte do tempo na Unidade, é necessário tornar o ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento de relações sociais harmoniosas e que contribuam para a satisfação pessoal” completa Perla.

O Técnico Romério Cartaxo, afirma que a intenção é apresentar uma nova visão do trabalho coletivo, considerando que muitas vezes as ideias preconcebidas sobre o trabalho coletivo como algo negativo realmente prejudicam as relações sociais e o próprio ambiente de trabalho. “Nesse espaço foi discutido todas as limitações que levaram a organização das mulheres perder a harmonia e como consequência disso o afastamento de algumas artesãs” finaliza Romério.  

Perla relata que os trabalhos foram conduzidos de forma que favorecesse as participantes expressarem seus sentimentos em relação a tudo que estava envolvido com a Unidade Demostrativa, pois só identificando os problemas e limitações é possível encontrar soluções.    

Os próximos módulos serão realizados aos sábados para que se possa atingir o máximo de participação feminina e será discutido o ‘Planejamento das Atividades’. “Esse espaço será importante para que haja a divisão de tarefas e cada uma possa contribuir de forma igualitária com as atividades propostas dentro da Unidade Produtiva” Finalizou Perla Alves.

Como fruto desse planejamento, ficou encaminhado que ao final desse curso haverá uma oficina de corte e costura para capacitar algumas mulheres que expressaram o interesse de aprender a atividade de costurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário