OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Artesanato e Confecção é alternativa para mulheres do P.A Santa Mônica.

As assentadas do P.A Santa Mônica, localizado no município de Pombal a quatrocentos quilômetros (400Km) de João Pessoa, no Alto Sertão paraibano, estão gerando renda através de artesanato e confecção. 

Tudo começou a pouco mais de um ano quando o Assentamento ganhou sua Unidade Demonstrativa–UD, onde foram investidos aproximadamente R$ 10 mil na construção e compra de equipamentos. As UDs têm sido implantadas nos assentamentos de acordo com as peculiaridades de cada um deles: banco de sementes, artesanato e confecção, beneficiamento de alimentos, etc; e servem de modelos para que outros projetos sejam implantados.

Essa unidade surgiu a partir de reuniões entre a equipe técnica da CAAASP - Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano, que presta assessoria técnica no Assentamento e as mulheres do Assentamento Santa Mônica, que escolheram trabalhar com artesanato e confecção após discutirem sobre as suas necessidades e aptidões.

Varderleuza, uma das integrantes do grupo, relata que tinha o sonho de costurar e foi a Unidade Demonstrativa que deu essa oportunidade. “Começamos em 12 mulheres, o espaço era pouco e apenas uma máquina, com isso o número foi reduzindo e hoje estamos em apenas 5 mulheres. O que ganhamos estamos investindo na unidade, já compramos mais uma máquina e as vendas são boas, desejamos que o negocio cresça para poder tirar uma renda extra”, finaliza a assentada.


Nazinha, relata que quando iniciaram as atividades na Unidade ninguém sabia fazer nada. “Fomos  buscando informações e hoje já fazemos muita coisa, mas precisamos de cursos, precisamos aprender mais para produzir mais variedades de coisas”.


Vamos ouvir Vanderleuza e Nazinha:


Com essa iniciativa, a CAAASP procura criar condições para que a comunidade trabalhe de forma coletiva em busca de melhorar a renda das famílias. Outra ação da equipe é orientar as mulheres a procurarem a Casa da Economia Solidária, em Pombal-PB, um espaço para comercialização dos produtos e qualificação, através de cursos e capacitações de grupos de mulheres artesãs e agricultoras, propiciando maior visibilidade e acesso a alternativa de consumo e transformação de uma sociedade sustentável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário