OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

domingo, 6 de setembro de 2015

Assentados do PA Floresta tem segurança alimentar





A diversificação de culturas na propriedade rural, é uma estratégia que viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar. Entre os benefícios de sua adoção estão a garantia de renda, mesmo em períodos de entressafra, a segurança alimentar da família, além de benefícios para o meio ambiente. Trata-se de um arranjo produtivo onde o agricultor trabalha a exploração e a interação de diferentes culturas, podendo ainda agregar outras atividades ao trabalho da família, como o artesanato, por exemplo.

Arranjos como esse, baseados nas potencialidades dos produtos típicos de cada região, ajudam a manter a renda familiar durante todo o ano, proporcionando sustentabilidade econômica e ambiental para a propriedade e, consequentemente, melhor qualidade de vida para as famílias rurais.



Floresta é um dos Projetos de Assentamento que tem um potência produtivo grande, por causa de seus açudes que mesmo diante dessa longa estiagem conseguem abastecer os moradores e ainda irriga os seus quintais produtivos vamos conhecer os quintais de D. Luzinete e D. Maria José Felix..



Dona Luzinete nos fala sobre como era sua vida antes da Reforma Agraria, fala de seu tempo de criança, da juventude, e em todas as fases de sua vida o trabalho sempre esteve presente. Ela ressalta que hoje se sente realizada por está em um pedaço de terra seu, onde pode plantar suas hortaliças, verduras, frutas e legumes, além de criar galinhas.

Ela relata que hoje tem uma vida sossegada, planta apenas para subsistência e o excedente ela reparte com amigos e vizinhos, lembrando que tudo que produz é de forma orgânica. Seu companheiro, relata que não tem do que se queixar, para ele Floresta é o Paraíso.
No quintal do casal encontramos: Tomates, jerimum, melancia, pepino, feijão, milho, acerola, limão, goiaba e uma farmácia viva com diversas plantas que ela foi adquirindo nos intercâmbios que participa. Luzinete não esconde a felicidade de produzir sua alimentação de forma saudável.





Outra Assentada que nos falou sobre a alegria que foi ter seu próprio pedaço de chão foi Maria José Félix nascida e criada na antiga Fazenda Floresta, hoje Projeto de Assentamento. Maria não teve uma infância normal, relata que naquele tempo as condições eram outras, “A vida não era fácil” afirma Maria que aos 40 anos de idade se diz realizada em ter sua terra e poder da a educação que ela não teve a sua filha.

Seu esposo João Félix Barbosa relata que com a estiagem a plantação é apenas para o consumo de casa e nos mostra todo satisfeito seu quintal produtivo que conta com Feijão florando, Jerimum, melancia, bananeiras, goiabeiras.

Ele explica que o sustento da casa, está vindo da produção de queijos. “Tenho umas vaquinhas, com o leite faço queijos que vendo na rua, e é esse dinheiro que pago as despesas e garanto o sustento da família”, afirma o Assentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário