OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ataque misterioso a rebanho de ovinos no Assentamento Valdecy Santiago

Mais de vinte animais abatidos

Na manhã desta quinta-feira, 03, o Assentado Severino Pereira, do P.A. Valdecy Santiago, município de Cajazeiras, teve uma surpresa desagradável ao chegar à manga onde criava 32 ovinos adultos. Seu Severino se deparou com uma de suas ovelhas agonizando com perfurações por todo o corpo e esta foi apenas a primeira de quase 20 ovelhas atacadas na madrugada.
Barreiro construído por Seu Severino
Segundo o Assentado, o cenário era horrível, por onde andava encontrava ovelha machucada, algumas já mortas e outras dilaceradas ou perfuradas. Mas foi quando chegou ao barreiro construído por ele para matar a sede do rebanho e onde provavelmente houve a maior batalha, que ele avistou oito ovelhas, sendo uma morta e sete feridas.


Cerca feita com 8 fios de arame
Seu Severino nos conta que resolveu apostar na criação de ovinos por se tratar de animais de pequeno porte, pois dão menos trabalho e necessitam de pouca água. Ele preparou a manga, tirou as ervas nocivas ao rebanho, construiu uma cerca forte com oito e às vezes nove fios de arame, já pensando em não criar problemas com vizinhos. Mas todo seu cuidado e preocupação não puderam prever tal ataque que quase dizimou seu rebanho.
“Mais de oito ovelhas enxertadas, todas faltando pouco tempo para parir, foram mortas durante o ataque, até filhotes em tempo de apartação foram vítimas do predador”, comenta Seu Francisco. O que o deixou mais triste foi ver tantas cabeças abatidas, como se o predador não estivesse apenas com fome.

Burregos feridos durante o ataque

Do rebanho, apenas alguns sobreviventes, com pequenos ferimentos que não chegam a somar dez, uma ovelha desaparecida e mais de 20 abatidas, este foi o saldo do ataque ao rebanho de Seu Severino.




Entenda o que pode ter acontecido:

De acordo com estudos relacionados ao comportamento animal, as características do ataque apontam que devido a longa estiagem, o felino ou família de felinos, desce de seu habitat natural, a Serra, em busca de água e comida, de repente de depara com um lugar com um rebanho vulnerável e aproveita para ensinar seus filhotes (já perto da apartação) a procurarem seu próprio alimento.
Aproveitando o que pode.
Local da mordida do predador


Pegadas

Sobreviventes
Cerca feita por seu Severino
                                   
Local onde foi encontrada a primeira vítima do ataque

Pegadas
                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário