OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Assentamentos do Alto Sertão garantem representação na Conferência Estadual das Juventudes Rurais

Os Jovens Gerislândia Pereira Silva – P.A Frei Damião e Edvaldo Sebastião da Silva – P.A Santo Antônio, representarão os Assentamentos da Reforma Agrária nos dias 29 a 31 de outubro de 2015 em João Pessoa, onde serão eleitos representantes que participarão da 3ª Conferência Nacional de Juventude que acontecerá de 16 a 19 de dezembro em Brasília.

A Conferência Territorial das Juventudes Rurais do Território do Alto Sertão aconteceu em Cajazeiras-PB nesta sexta-feira (25/09), das 08h às 16h. O evento foi realizado no auditório da UFCG / Cajazeiras e contou com a participação de jovens das cidades de Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço José de Moura, Triunfo, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Bom Jesus, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, São José de Piranhas, Monte Horebe e Bonito de Santa Fé.

Participaram da Conferência o Delegado Federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Luiz Gonzaga Junior, o Assessor Técnico do Governador, Júnior Caroé, Representando o IDS, Valdivan Almeida e o Coordenador Geral do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial- NEDET, Chico Nogueira. A organização ficou por conta do NEDET/Alto Sertão.

A abertura do evento ficou por conta da Associação Cultural Pisada do Sertão, de Poço José de Moura, que trouxe o Xaxado da Paraíba. Já à tarde, quem se apresentou foi o PRIMA (projeto do governo paraibano de orquestras jovens, que também inclui corais e bandas) de Cajazeiras, existente há quatro anos.

Durante a Conferência, os jovens foram divididos em oito grupos para discutir os eixos temáticos, o objetivo era reconhecer e potencializar as formas de expressão juvenil, combater o preconceito e subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

Ainda no encontro, foram escolhidos oito jovens para representar a região na etapa estadual, que acontecerá de 29 a 31 de outubro em João Pessoa, onde serão eleitos representantes que participarão da 3ª Conferência Nacional de Juventude(#3confjuv), que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2015.


Plenária

Com cerca de 150 jovens das várias comunidades rurais e Assentamentos do Alto Sertão, a Conferência foi um sucesso de participação, conseguindo colocar o número máximo de delegados, dois do poder público e seis da Sociedade Civil, são eles: pelo poder público Dallila Rayara de Almeida Silva - NEDET Alto Sertão e Francisco Nailson Pereira Leite - Prefeitura Municipal de Bom Jesus e pela sociedade civil Maria Lizandra da Silva Gomes – STTR Bonito de Santa Fé, Edvaldo Sebastião da Silva – P.A Santo Antônio, Gerislândia Pereira Silva – P.A Frei Damião, Wesley Kayke de Sousa - Associação Baixa Grande, Fracenildo Lacerda, ClébiaValesca Gonçalves Soares. 

A plenária também aprovou as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, entre elas, estimular a criação de rádios comunitárias no campo, garantindo a participação da juventude na grade de programação e criar espaços virtuais para participação da juventude camponesa. Na educação, os jovens pediram a reestruturação das escolas do campo. Garantia do acesso gratuito a equipamentos culturais para as juventudes rurais nos diversos segmentos foi uma das propostas para a Cultura e garantir a construção de complexos poliesportivos no campo, do eixo desporto e lazer.
  
Conferência Nacional da Juventude

A Conferência Nacional da Juventude traz como tema “As várias formas de mudar o Brasil”, #3confjuv e reunirá a diversidade da juventude, inclusive aquelas tradicionalmente pouco escutadas, como é o caso dos jovens do campo, das florestas e das águas.

“As conferências são ferramentas de participação importante e propiciam a discussão das políticas públicas de juventude. Além disso, a mobilização para as conferências contribuirá para a reorganização dos comitês de juventude nos territórios e para a discussão do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que será lançado pela presidenta Dilma em 2016”, destaca o Delegado do MDA, Luiz Gonzaga.

A Conferência foi uma promoção do MDA, Secretaria de Juventude da Paraíba e NEDET.

Parceria
A Central das Associações dos Assentamentos do Alto sertão Paraibano - CAAASP participou ativamente na realização deste espaço, por ser de muita importância para os Assentamentos da Reforma Agrária, onde os jovens filhos de assentados puderam participar dos debates levando suas reivindicações e garantindo representatividade na Conferência Estadual.


Para a coordenadora da CAAASP, Josefa Alves Vieira, a participação dos jovens assentados é fundamental para garantir a inserção de demandas específicas, assim como traz o jovem filho de assentado a participar mais ativamente das discussões, levando as demandas dos Assentamentos.

Veja as fotos:



Propostas Aprovadas na Plenária da Conferência:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário