OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CAAASP mobiliza jovens assentados para Conferencias Territoriais de Juventude Rural


Sousa e Cajazeiras se preparam para receber a Conferências Territoriais de Juventude Rural, os encontros territoriais acontecerão nos dias 24 de setembro em Sousa, Território Vale do Piranhas no auditório da UFCG em Sousa, e dia 25, no Território Alto Sertão, em Cajazeiras, também no auditório da UFCG.

O evento é uma realização das instâncias territoriais, representadas pela Comissão de Organização Territorial – COT, com apoio dos Núcleos de Desenvolvimento Territorial – NEDET de ambos os territórios e NAESP/IFPB, em parceria com: Delegacia do MDA/PB, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, EMATER – Paraíba, Central das Associações do Alto Sertão Paraibano – CAAASP, Comissão Pastoral da Terra – CPT e Prefeituras Municipais.

As Conferências Territoriais de Juventude Rural iniciaram-se na sexta-feira (11), em Arara no Território da Borborema e integra a 3º Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em dezembro deste ano, em Brasília, na qual terá como tema principal “As várias formas de mudar o Brasil: Protagonismo e Garantia de Direitos”. A iniciativa, que faz parte da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, será realizada no âmbito dos quinze territórios rurais da Paraíba reconhecidos pelo MDA.

Essa etapa de conferências territoriais, que está sendo realizada, terá como objetivo atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil; estimular o debate sobre a participação efetiva da juventude rural no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial e a integração de pessoas que tradicionalmente não participam dos espaços formais de debates já constituídos; fortalecer o combate a todas as formas de preconceito e subsidiar a elaboração do Plano Nacional da Juventude.

No decorrer de todas as conferências, serão criados grupos de trabalhos em que serão debatidos temas voltados para os diversos setores da sociedade brasileira, em especial a juventude rural, que serão: Direito à cidadania, à participação social e política e representação juvenil; Direito à educação; Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito à diversidade e igualdade; Direito à saúde; Direito à cultura; Direito à comunicação e à liberdade de expressão; Direito ao desporto e ao lazer; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito ao território e à mobilidade; Direito à segurança pública e ao acesso à justiça.

Ao todo, serão quinze encontros em todos os territórios da Paraíba, subdivididos em diferentes municípios do Estado. São eles: Arara, Salgado de São Félix, Marcação, Pombal, Sumé, Santa Luzia, Soledade, Itaporanga, Cuité, Pitimbu, Alagoa Grande, Sousa, Cajazeiras, Tavares e Juazeirinho.

Cronograma das Conferências Territoriais de Juventude Rural na Paraíba:
Data
Território
Município
11/09
Borborema
Arara
15/09
Vale do Paraíba
Salgado de São Félix
15/09
Zona da Mata Norte
Marcação
16/09
Médio Piranhas
Pombal
16/09
Cariri Ocidental
Sumé
17/09
Médio Sertão
Santa Luzia
18/09
Cariri Oriental
Soledade
19/09
Vale do Piancó
Itaporanga
21/09
Curimataú
Cuité
22/09
Zona da Mata Sul
Pitimbu
22/09
Piemonte da Borborema
Alagoa Grande
24/09
Vale do Piranhas
Sousa
25/09
Alto Sertão
Cajazeiras
25/09
Serra do Teixeira
Tavares
26/09
Seridó
Juazeirinho


Municípios do Vale do Piranhas:
Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, São Francisco, Santa Cruz, Sousa e Vieirópolis.

Municípios do Alto Sertão:

Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço José de Moura, Triunfo, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Bom Jesus, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, São José de Piranhas, Monte Horebe e Bonito de Santa Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário