OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Balanço dos dez últimos anos da Ater no país gera grandes expectativas

Depois de três dias de trabalho, técnicos e representantes da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e privada, pesquisadores, membros da academia, representantes de agricultores familiares, quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco, mulheres trabalhadoras rurais e governo finalizaram o Seminário Nacional de Avaliação da ATER: Balanço das Ações na Última Década e Novos Desafios.

Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o seminário reuniu, de 31 de agosto a 2 de setembro, em Brasília, 275 participantes com o objetivo de fazer um balanço das atividades realizadas pela Ater no país desde 2003 e bem apontar desafios para a próxima década, por meio do diálogo e trabalhos em grupos. Cinco grupos trabalharam os temas: Financiamento, Estruturação Institucional, Gestão e Controle Social; Formação de Agentes de Ater; Metodologia de Ater e Construção do Saber; Ater e Transição Agroecológica; Monitoramento e Avaliação da Ater; e Ater e Políticas Públicas.

Para a delegada federal do MDA em Santa Catarina, Luci Choinacki, o evento foi um espaço democrático de participação e contribuições. “Considero este encontro um processo extraordinário que permite que cada um, delegados, sociedade civil, governo, avalie e faça sugestões para evoluir nesse processo. Este é um espaço oportuno para colocar ideias e sugestões de forma democrática, construindo juntos a política de Ater”.

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Marenilson Batista da Silva, a avaliação é positiva e as propostas apresentadas vêm ao encontro com o momento vivido pela política de Ater. “Estamos otimistas. Apareceram excelentes propostas que muito irão contribuir para este novo ciclo da Ater, trazendo benefícios à política pública e para a agricultura familiar“.

Os resultados obtidos no evento nortearão a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Cnater), marcada para ocorrer de 30 de maio a 3 de junho de 2016, em Brasília. O lema da conferência é ‘Ater, agroecologia e alimentos saudáveis’.

Quem participa

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, entidades não governamentais prestadoras de serviços de ATER, entidades governamentais executoras de serviços de ATER, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados e do Distrito Federal.

Eixos

A 2ª CNATER será norteada por eixos temáticos e transversais:
Eixos temáticos:
1. Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social;
2. Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar;
3. Formação e construção de conhecimentos na ATER.
Eixos transversais:
Os eixos transversais serão trabalhados em toda a Conferência, contando com metodologia própria, garantindo seus debates e proposições. São eles:

• Ater para mulheres rurais
• Ater para jovens rurais
• Ater para povos e comunidades tradicionais

A conferência

Com o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, a 2ª CNATER tem o objetivo de definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Brasil, por meio do diálogo e da interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares, tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), instituída pela Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010.

Pela manhã, a secretária executiva apresentou aos participantes da reunião um balanço das ações do MDA neste ano. Entre elas, o assentamento de 10 mil famílias pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a assinatura de dois contratos do programa Terra Forte, que apoia e promove a agroindustrialização nos assentados brasileiros e o encontro Diálogos da Terra, que envolveu 16 entidades e 32 lideranças de movimentos ligados ao campo.


Tire suas dúvidas pelo celular

A coordenação da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER) informa que, a partir de hoje, as dúvidas sobre a conferência podem ser esclarecidas pelo também pelo WhatsApp.
Mande suas perguntas: (61) 9557-7406. A equipe da 2ª CNATER responderá às questões em horário comercial.

Com informações: http://www.mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário