OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sousa sedia Conferência das Juventudes Rurais do Vale do Piranhas.

A cidade de Sousa, sediou nesta quinta-feira (24/09), das 08 às 16Hs, a Conferência Territorial das Juventudes Rurais do Território do Vale do Piranhas. O evento aconteceu no auditório da UFCG, e foi organizado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial  - NEDET e contou com a participação de jovens das cidades de Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, São Francisco, Santa Cruz, Sousa e Vieirópolis.

A abertura do evento foi conduzida pela jovem Danielle Maria do Nascimento Coordenadora da COTer e contou com a presença de  Antônio Alves (Representante do MDA), Valdivan Almeida (IDS), Neto Albuquerque da Secretaria de Juventude do Estado e o Professor Coordenador Geral do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial- NEDET, Chico Nogueira.

Com mais de 150 jovens a etapa Territórial do Vale do Piranhas foi um sucesso de participação, a juventude lotou o auditório para debater sobre o futuro das políticas públicas voltadas para a juventude. A parte cultural, ficou por parte do Mestre de Cerimonia, Valber Matos que introduzia intervenções performáticas.

A palestra de abertura foi conduzida pela Coordenadora de ATES/CAAASP, Maria Elza Gomes, que traçou um panorama dos problemas enfrentados pelas comunidades rurais ressaltando as politicas públicas implantas nos últimos doze anos, mas reafirmando que as conquistas se dão na luta diária dos movimentos sociais. 

Plenária

Os jovens foram divididos em oito grupos onde discutiram os eixos temáticos: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde. O objetivo de reconhecer e potencializar as formas de expressão juvenil e combater o preconceito e subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

Durante  plenária foram escolhidos os jovens para representar a região na etapa estadual, que acontecerá de 29 a 31 de outubro, em João Pessoa, onde serão eleitos representantes que participarão da 3ª Conferência Nacional de Juventude(#3confjuv), que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2015.

Os delegados eleitos pelo Território Vale do Piranhas foram: pelo poder público, José Lafayette Pires B. Gadelha (Titular- Sec. Ação Social - Sousa) e Ana Cristina Silva Soares (Suplente - EMATER Aparecida) e pela Sociedade Civil - Micaella Benigna Pereira (Titular - Comunidade Riachão); Joseane Soares de S. Lima (Titular Paróquia Santa Cruz); e,  Everson Pedrosa da Nóbrega (Paróquia São Francisco). Seus suplentes respectivamente: Debora Alexia Goveia Coelho (Suplente – P.A. Acauã, Aparecida; Danielle Maria do Nascimento, (COTer); e, Maria da Conceição Alencar de Oliveira (CPT).

3ª Conferência da Juventude

Com o tema ‘As várias formas de mudar o Brasil’, a #3confjuv reunirá a diversidade da juventude, inclusive aquelas tradicionalmente pouco escutadas, como é o caso dos jovens do campo, das florestas e das águas.

A Conferência foi uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Secretaria de Juventude da Paraíba e NEDETs.

“As conferências são uma ferramenta de participação importante e propiciam a discussão das políticas públicas de juventude. Além disso, a mobilização para as conferências contribuirá para a reorganização dos comitês de juventude nos territórios e para a discussão do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que será lançado pela presidenta Dilma em 2016”, destaca o Delegado do MDA, Luiz Gonzaga.

Parceria

A CAAASP participou ativamente na realização deste espaço que é de muita importância para os Assentamentos da Reforma Agraria, onde a participação dos jovens, filhos de assentados garante as demandas dos Assentamentos neste espaço de construção coletiva.


Para a coordenadora da CAAASP Josefa Alves Vieira a participação dos jovens assentados é fundamental para garantir a inserção de demandas específicas, assim como traz o jovem filho de assentado a participar mais ativamente das discursões e levar as demandas dos Assentamentos.

Fotos:


Propostas Aprovadas na Conferência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário