OFICINA DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Email:
Data de Nascimento:
Sexo: Masculino:
Feminino:
Assentamento:
Território Vale do Piranhas
Alto Sertão
Cidade:
Celular:

Put a website form like this on your site.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Assentados se reúnem em mutirão para limpeza de açude neste 7 de setembro


A forma que os Assentados do Projeto de Assentamento Mãe Rainha encontraram para comemorar o dia da Independência foi realizando um grande mutirão para limpar o açude.
A partir das 7 horas da manhã começaram a limpeza na parede do açude que estava coberta de juremas. Com a presença de quase todos os assentados, o trabalho não demorou em ser concluído. Cada um com sua foice, não sossegaram enquanto o mato não estava todo no chão.

Uma pausa para o lanche e aquele bate papo de intervalo, com muita disposição e bom humor, os assentados concluíram a atividade antes do almoço e aproveitaram a volta pra casa para limpar a estrada que dá acesso ao açude.

A ideia surgiu após uma visita da Coordenadora da CAAASP, Josefa Vieira e da Engenheira Florestal, Perla Alves, que se deparou com o açude do assentamento coberto de juremas e com formigueiros na parede. Diante do quadro, Perla resolveu coordenar o mutirão, então a CAAASP providenciou o almoço e logo cedo todos estavam no local combinado com foices e pedras de amolar.


Para o Assentado Cicero Luiz, hoje foi um dia especial. “Conseguimos realizar esse trabalho que há muito tempo já deveria ter feito. Os Assentados precisam se reunir e realizar os trabalhos coletivos por iniciativa própria, pois é de nosso interesse”. Cicero finaliza esperançoso que os mutirões continuem e que em breve Mãe Rainha seja conhecida pelo trabalho coletivo.

As mulheres participaram providenciando o lanche e o almoço, que foi aprovado por todos. D Cicera comenta sobre a atividade afirmando: “Com um trabalho desses, nos sentimos fortes, pois estamos unidos para enfrentar os problemas. Foi muito importante esse momento de descontração na hora do almoço, todo mundo junto, conversando, brincando e sendo mais próximos uns dos outros. Estou muito feliz em ver as coisas andando”.

Para Fernando Lucena esse momento foi gratificante para toda a comunidade, cumprindo uma tarefa onde cada um colaborou com a limpeza da parede do açude e ainda comentou sobre a sua importância: “Estamos cuidando do que é nosso, pois este açude o cartão postal do Assentamento”.


Mutirão é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio e sem hierarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário